AMMP

Homenagem às mulheres da AMMP

AMMP celebra o Dia Internacional da Mulher. Parabenizamos cada associada pela data e agradecemos a participação inspiradora na vida institucional e associativa.
Convidamos seis mulheres que construíram e constroem cotidianamente uma sociedade mais justa e consciente para contar um pouco sobre suas trajetórias nas nossas instituições. Confira!

ANDREA DE FIGUEIREDO SOARES – PROCURADORA DE JUSTIÇA

“Mais de 29 anos se passaram desde que senti, pela primeira vez, a emoção de integrar umas das mais importantes instituições do País. A honrosa missão de assumir, no ano de 1992, na comarca de Pará de Minas, o cargo de Promotora de Justiça, transformou minha vida em inúmeros aspectos e, desde então, enxergo as funções ministeriais como um sacerdócio do qual muito me orgulho e procuro exercer com dedicação e amor. Os diversos desafios com que me deparei ao longo da carreira, enfrentei com a força e a coragem próprios dos membros do Ministério Público Mineiro, sempre sabendo que receberia o apoio desta amada Instituição e toda a assistência necessária de nossa prestativa e acolhedora AMMP, a qual considero minha segunda casa.”

DANIZA MARIA HAYE BIAZEVIC – PROMOTORA DE JUSTIÇA

O Ministério Público entrou na minha vida quando iniciei estudos para concursos públicos. Desde a faculdade, não me identificava com o papel inerte costumeiro do juiz, assim como não me vislumbrava defendendo um interesse com o qual não concordasse. A conjugação desses fatores com a paixão pelos direitos penal e coletivos me levou ao caminho sem volta que seria o MP. Aprovada no XLV Concurso do MPMG, dei início a uma jornada que me permitiu vivenciar realidades sociais, econômicas e culturais que ensejaram aperfeiçoamento profissional e sobretudo pessoal. Como substituta, atuei nas Comarcas de Nova Serrana e Bom Despacho. Como titular, em Conceição do Mato Dentro, Iturama, Frutal e Caeté, descobrindo o peso e a grandeza do exercício responsável do cargo. Fui promovida à Comarca de Belo Horizonte/MG em 2020, passando a auxiliar na 17ª. PJ do Patrimônio Público e, atualmente, na 18ª. PJ de Combate à Violência Doméstica, sabedora de que ser membro do MP mineiro é um sonho realizado, mas em diuturno aprimoramento.

DENISE MADUREIRA PINHEIRO COSTA – PROCURADORA DE JUSTIÇA APOSENTADA

“Tornei-me Promotora de Justiça aos 23 anos, em São Domingos do Prata e, apesar de dispor dos conhecimentos necessários, a pouca experiência prática era desafiadora. Ademais, era raro que uma mulher tão jovem assumisse um cargo relevante e comumente duvidavam de nossa capacidade. Vivenciei situações pitorescas: as pessoas questionavam se eu receberia alguma ajuda ou até procuravam pelo “verdadeiro” Promotor. Foram muitas batalhas, e sou grata a todo o apoio que sempre recebi da Procuradoria Geral de Justiça e da AMMP. Hoje, relembro a minha trajetória e me sinto vitoriosa. Espero que valorizem, cada vez mais, o trabalho das mulheres, e que caminhemos a passos largos para novas conquistas.”

GERSINA MARIA DE FARIA E SILVA – PENSIONISTA

“O MP foi muito importante na minha vida, bem como na vida do meu saudoso esposo Juvenil da Silva. O ingresso de Juvenil no MP foi decisivo para o sucesso de nossa família. O MP nos proporcionou criar nossa família, nos trouxe enormes alegrias e grandes amizades. Vivemos muitos momentos felizes junto a tantos amigos da AMMP. Tenho grande orgulho dessa Instituição que cresceu, venceu dificuldades e se tornou essencial para a defesa da Sociedade. O MP foi tão marcante nas nossas vidas que meu filho, Lúcio Flávio, seguiu a carreira do pai e seu filho está estudando com o mesmo propósito. Enfim, o MP e, consequentemente a AMMP, me trouxeram muita felicidade, por isso meu carinho a todos.”

MARINA KATTAH – PROMOTORA DE JUSTIÇA

Minha trajetória no Ministério Público de Minas Gerais se iniciou no 5º período de Direito, com estágios na Instituição que se estenderam até o término do curso, quando tomei posse no cargo de analista e, anos depois, no cargo de Promotor de Justiça. Ao longo de mais de uma década neste cargo, atuei nas Comarcas de Capelinha, Turmalina, Serro, Rio Vermelho, Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Vespasiano e atualmente em Esmeraldas. Foram incontáveis os desafios vivenciados ao longo da carreira, sobretudo na defesa da saúde, da infância e juventude e do patrimônio público, os quais foram superados graças ao apoio da Instituição do Ministério Público de Gerais e da Associação Mineira do Ministério Público que desde sempre se colocaram ao meu lado, dando-me o necessário suporte para o desempenho das funções ministeriais com imparcialidade, segurança e firmeza. Gratidão é o sentimento que resume minha trajetória!

SOPHIA SOUSA DE MESQUITA DAVID – PROMOTORA DE JUSTIÇA

“Ingressei no MPMG em 2011, tendo atuado como Promotora de Justiça substituta em várias Comarcas até me estabelecer como titular da Promotoria de Justiça de Paraguaçu, Sul de Minas, onde exerço minhas funções há 6 anos.
Como Promotora de Justiça, equilibrar carreira e maternidade foi e é um desafio diário, mas recompensado pelo carinho e apoio da família e pelas conquistas obtidas em prol da sociedade, que tanto deposita suas esperanças em nossa atuação. A presença feminina em espaços de poder como este é reflexo do avanço da luta feminista, principalmente porque as futuras gerações se veem representadas em papéis que outrora eram exclusivos do universo masculino. Contudo, é primordial que a nossa voz seja cada vez mais ouvida nestes espaços para concretização de uma sociedade mais justa e plural. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso