AMMP

AMMP Cultural 08.03.18

 
AMMP CULTURAL 09/03/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

Construções Afetivas: Nello Nuno e Eliana Rangel 

6 de março a 6 de maio, Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10 Funcionários

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3289-8920

“Construções Afetivas: Nello Nuno e Eliana Rangel na Casa Fiat de Cultura” reunirá, pela primeira vez, a obra destes dois irmãos, nascidos em Viçosa (MG), que se consagraram como grandes nomes do cenário artístico mineiro.  As mais de 80 obras expostas, entre pinturas, vídeo e objeto em diálogo plástico-visual, revelam as singularidades e afinidades entre os artistas. Com trabalhos que marcam várias fases da produção de cada um, a mostra oferece ao público a oportunidade de explorar os caminhos das invenções e das escolhas estéticas e técnicas de Nello e Eliana. A exposição, que envolveu mais de 30 colecionadores, conta com curadoria dos artistas plásticos Márcio Sampaio e Nello Rangel, e fica aberta à visitação até 6 de maio, com entrada gratuita. Durante a inauguração da exposição, haverá, ainda, o lançamento dos livros Nello Nuno: a poética do cotidiano e Eliana Rangel: construções afetivas, ambos escritos por Márcio Sampaio.

“L” O MUSICAL

15 de março a 09 de abril, de 20h às 21h50

CCBB, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: 16 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3431-9400

Uma renomada autora de novelas está esfuziante com o sucesso do primeiro folhetim a ter um triângulo amoroso formado por mulheres. Ela divide esse cotidiano profissional e afetivo com amigas. A chegada de notícias inesperadas muda o destino de todas. Com repertório que passeia pelo universo de canções femininas da MPB, a narrativa segue tecendo relações de afetos entre seis mulheres.

 

ENTRE A PAUSA E O SILÊNCIO, EXISTE UM LUGAR…

09 a 12 de março, de 19h às 19h50

CCBB, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3431-9400

Dudude e Renato Motha completam 20 anos de parceria. Este espetáculo de celebração é tecido por afinidades preciosas construídas ao longo do tempo pelos artistas que traçam desenhos sonoros e gestuais no espaço e criam campos sinestésicos para instalar a poesia entre dança e música num acontecimento raro e sutil, entre a pausa e o silêncio.

 

Boca de Ouro

17 e 18 de março, sábado às 21h e domingo às 19h

Grande Teatro Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Boca de Ouro (Malvino Salvador) é um lendário bicheiro carioca, figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por uma dentadura de ouro. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado pelo repórter Caveirinha (Chico Carvalho), que vai até a casa da ex-amante Guigui (Lavínia Pannunzio). Lá, ouve a versão da ex-amante, que desanca o bicheiro. Ao saber de seu assassinato, Guigui se arrepende e exalta Boca como uma figura amorosa. Já no terceiro ato, Guigui volta a desancar o bicheiro, pois teme ser abandonada pelo marido Agenor (Leonardo Ventura). Nas três versões relatadas, surge o casal Celeste (Mel Lisboa) e Leleco (Claudio Fontana), que tem relação direta com o assassinato de Boca de Ouro.

 

Black Velvet

16 de março, 21h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3270-8100

O espetáculo é uma produção multidisciplinar de dança e performance criada pelo artista nova iorquino Shamel Pitts em colaboração com os brasileiros Mirelle Martins e Lucca Del Carlo. Produzida em São Paulo, em 2016, durante uma residência artística de 2 meses de Pitts no país, Black Velvet, trata da celebração das muitas texturas, belezas, delicadezas e poder dentro de nós. A peça compartilha e reflete sobre as muitas cores da negritude, em especial sobre a mulher preta, em uma relação de amor, compaixão e companheirismo.

 

“Céus”, direção de Aderbal Freire- Filho

16 e 17 de março, 21h

Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3516-1360

O espetáculo, dirigido por Aderbal Freire- Filho, é estrelado por Marco Antônio Pâmio, Isaac Bernat, Felipe de Carolis, Rodrigo Pandolfo e Karen Coelho. Escrita pelo premiado dramaturgo libanês Wajdi Mouawad, a peça narra a saga de personagens que precisam desvendar um iminente atentado terrorista. Especialistas no assunto, além de desvendar a questão do ataque, eles serão confrontados com o misterioso desaparecimento de um membro da equipe. “Céus” leva o espectador a uma profunda discussão sobre o terror que assola o mundo.

Milton Nascimento “Semente da Terra”

19 e 20 de maio, Sábado às 21h, Domingo às 19h

Palacio das Artes, Av Afonso Pena, 1537

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3236-7400

O nome de batismo Guarani – concedido para pouquíssimas pessoas nascidas fora da tribo – surgiu a partir da percepção que os índios tiveram ao olhar uma foto de Milton. Nenhuma das lideranças jamais tinha ouvido falar dele antes deste evento, que reuniu índios de várias etnias em Campo Grande (MS), onde Milton se apresentou para sul-mato-grossenses e comunidades indígenas.

E após uma discussão fechada de quase duas horas em que uma foto de Milton era passada de mão em mão, caciques e pajés – que estavam num dos camarins – entraram durante o show de Bituca e fizeram o batizado ali mesmo, no palco. “Semente da Terra”, nome de batismo concedido pelos índios naquela noite, foi o nome escolhido para sacramentar essa volta de Milton ao encontro direto de seu público, após um ano de período sabático.

 

 

Roberto Carlos

7 de abril, 21h

Ginásio Mineirinho – Av Antonio Abrahão Caram, 1000 – São Luiz

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3281-0033

Artista que dispensa apresentações, o ídolo da canção latino-americana está de volta ao país, após temporada de grande sucesso realizada em Portugal, com as casas de espetáculo lotadas em todas as apresentações. Foram 5 shows nas cidades de Lisboa e Porto em comemoração ao seu aniversário e o cantor conquistou os Portugueses com o seu sucesso mais recente, Sereia, da novela das 21 da Globo “A Força do Querer”, de Glória Perez. É um exemplo do sucesso mundial da Música Popular Brasileira. O cantor, que em novembro de 2015 foi homenageado pelo Grammy Latino como personalidade do ano e lançou o CD “Primera Fila”, gravado em Londres, no Estúdio Abbey Road, desperta todo o carinho e admiração nos milhões de fãs que o acompanham pelo Brasil e pelo mundo. Um ícone da credibilidade, romantismo, da religiosidade e da família. Roberto Carlos promete mais uma vez arrebatar os fãs com mais um show impecável ao lado de sua orquestra e coral. 

 

Titane canta Elomar | Na estrada das areias de Ouro

10 de março, 21h

Grande Teatro Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Titane lança seu novo disco integralmente dedicado à obra de Elomar. Acompanhada dos músicos Hudson Lacerda, Kristoff Silva, André Siqueira, Toninho Ferragutti e Aloísio Horta, Titane sobe ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para um show especial, com participação especial de Pereira da Viola.

 

Música Nova | Work in Progress: Felipe Vilas Boas Jazz Combo

11 de março, 19h30

Café com Letras Savassi, Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3225-9973

Wagner Souza – trompete Breno Mendonça – sax tenor João Machala – trombone Jonas Vitor – sax alto Bruno Vellozo – baixo Limão – bateria Felipe Vilas Boas- guitarra

 

Jazz com Cléber Alves Quarteto

14 de março, 20h

Café com Letras Savassi, Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3225-9973

O saxofonista, arranjador e compositor é hoje um dos nomes conhecidos da música instrumental brasileira. Com um trabalho que se caracteriza pela sonoridade lírica e criatividade melódica passeia com propriedade pelo jazz e a MPB. No Brasil foi aluno dos saxofonistas José Eymard, Evaldo Robson, Nivaldo Ornelas e Paulo Moura. Com uma carreira de grande prestígio no meio musical nacional, Alves também morou por dez anos na Alemanha, onde fez graduação e mestrado em Jazz e Música Popular na Universidade de Música de Stuttgart.

 

Almir Sater

16 de março, 21h

Grande Teatro Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Almir Sater sobe ao palco, acompanhado por sua viola de dez cordas, mais conhecida como viola caipira, e mostra ao público alguns clássicos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Moreninha Linda”, entre outros. O músico possui um carisma inexplicável e sua personalidade simples faz com que seja ovacionado pela plateia, seja interagindo com o público, contando ‘causos’, ou cantando grandes canções. Isso tudo sem deixar de lado a técnica ímpar e o magistral toque de viola, indispensáveis nas suas apresentações.

 

Sá & Guarabyra

16 de março, 22h

Clube Chalezinho, Avenida Professor Mário Werneck, 520 – Buritis

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3286-3155

Sá & Guarabyra voltam a BH no palco do tradicionalíssimo Clube Chalezinho com o “A Dois”: com suas vozes, violas e violões, fazem um “semiacústico”, juntando sucessos consagrados como “Roque Santeiro”, “Sobradinho”, “Dona”, “Espanhola” e “Caçador de Mim” a outras de suas preferidas, “pinçadas” do repertório de mais de 400 obras da dupla, no clima de um show intimista que conta ainda com o auxílio luxuoso do seu baixista e “backing vocalist” Pedrão Baldanza. Venha redescobrir – ou descobrir – essa mistura única, criativa, brasileiríssima e sem preconceitos, que tomou o nome de Rock Rural.

 

Viola Caipira com Dário Marques

17 de março, 20h

Cine Theatro Brasil Vallourec, Rua dos Carijós, 258 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3222-4389

VIOLA CAIPORA é uma homenagem a todas as pessoas que lutam pela vida, colocando-se a serviço dos menos favorecidos, a quem definiu como “Caipora”. O show é composto por músicas de Domínio Público, que inspiraram toda a carreira do músico e multiartista Dário Marques. CUITELINHO, MARGARIDA TÁ CHORANDO, UIRAPURU, O FACÃO GUARANI, são algumas das muitas músicas que o público poderá contemplar.

 

Mônica Salmaso – Show de Lançamento cd Caipira

15 de março, 21h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3270-8100

O novo trabalho da cantora Mônica Salmaso “Caipira” apresenta 14 músicas que nos levam numa verdadeira viagem às origens da música brasileira. Um repertório selecionado a partir de uma pesquisa iniciada em 2003 e que, tocado de forma intimista, ressalta a alma caipira presente em todos nós. Neste show estarão ao lado dela Neymar Dias (viola caipira), Lula Alencar (acordeão), Teco Cardoso (flautas e sax), Luca Raele (clarineta) e Ari Colares (percussão). Como a própria cantora o define: Esse é, então, o “meu disco caipira”, com todo o respeito que eu tenho pelo Brasil mais profundo e pelas nossas qualidades criativas que beiram o infinito.

 

 

Show John Pizzarelli – Sinatra & Jobim @ 50

11 de março, 19h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3270-8100

Duas das grandes influências de John Pizzarelli, Frank Sinatra e Antonio Carlos Jobim, juntaram forças em 1967 para apresentar o lado mais suave e provocante de Sinatra na esteira de “That’s Life” e “Strangers in the Night”. Meio século depois, John Pizzarelli celebra este encontro único em seu mais recente álbum, Sinatra & Jobim @ 50. Pizzarelli presta uma homenagem a essas gravações originais, aprimorando essa coleção com mais 2 temas originais. É com este trabalho que o músico volta para uma turnê no Brasil, que contará, ainda, com a participação de Daniel Jobim nos vocais.

Conheça a harmônica família filarmônica

11 de março, 11h

Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3219-9000

FERNANDEZ | Batuque

TCHAIKOVSKY | Serenata em Dó maior, op. 48: Valsa

GOUNOD | Pequena Sinfonia: Scherzo: Allegro moderato

COPLAND | Fanfarra para o homem comum

BRITTEN | Guia orquestral para jovens, op. 34

Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais. Tem conduzido importantes orquestras no Brasil e também nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com artistas de renome, como Pinchas Zukerman, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, entre outros. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009), foi Regente Titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Natural de São Paulo, é Bacharel em Violino pela Unesp e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts. Nos últimos anos, Arakaki tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês a mais de 70 cidades brasileiras.

 

Noites russas com um favorito de Tchaikovsky

22 e 23 de março, 20h30

Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3219-9000

RIMSKY-KORSAKOV A noiva do Czar: Abertura

STRAVINSKY Sinfonia nº 1 em Mi bemol maior, op. 1

TCHAIKOVSKY Concerto para piano nº 1 em si bemol menor, op. 23

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928

CEP 30.140-062 – Barro Preto

Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso