AMMP


AMMP CULTURAL | 13.12 a 27.12


 

 

Exposição CoMciência – Arte, Ciência e Tecnologia

12/12/2019 a 15/03/2020

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Prédio Rosa) – Praça da Liberdade, s/n – Bairro Funcionários

Classificação: livre

 

Entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 15 de março 2020, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a exposição “CoMciência”, que apresenta o trabalho dos artistas contemplados no primeiro “Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia”. A exposição contará com as obras AcrossTime, de Paul Rosero Contrera (Quito, Equador), Campos Elísios, de Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), Código das Minúcias, de Jack Holmer (Curitiba, Brasil), Culturas Degenerativas, de Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), Futura Pele, de Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e Ilha Sonora, de Camila Proto (Porto Alegre, Brasil). A iniciativa, fomentada pelo MM Gerdau e realizada pelo CoMciência, programa de divulgação científica do Museu, surgiu do desejo de se estabelecer uma agenda contínua de ocupação criativa e propositiva de seus espaços. Desta forma, o Edital CoMciência foi lançado em junho deste ano, realizando uma chamada a artistas e pesquisadores que atuassem no imbricamentos entre arte, ciência e tecnologia, refletindo sobre as questões de nosso presente, e por que não, sobre quais questões o futuro nos reserva. Os números alcançados são um reflexo de como as produções integradas de arte, ciência e tecnologia se tornam cada vez mais presentes em Minas, no Brasil e no mundo. Das 252 propostas, os curadores chegaram a 35 propostas pré-selecionadas em uma primeira fase da curadoria (short-list) e ao final de 37 dias de trabalho de seleção, foram escolhidos os seis trabalhos que compõem esta exposição, dentre eles quatro inéditos, cujas narrativas e conceitos permeiam temas instigantes como a computação vestível, aprendizado de máquinas, seres bio-híbridos, princípios da vida orgânica e digital e sobrevivência espacial.

 

Exposição: “BH Em Uma Estação – Materialidades”

 

qui, 12/12/2019 – 14:00 a sex, 12/06/2020 – 11:00

Quarta à Sexta – 11h às 17h e Sábado – 9h às 17h

 

SESI /Museu de Artes e Ofícios – Praça Rui Barbosa, 600 – Centro

Classificação: livre

O SESI Museu de Artes e Ofícios se prepara para presentar Belo Horizonte, no dia do seu aniversário, com uma exposição sobre a emblemática Praça da Estação. A exposição “BH Em Uma Estação” buscará refletir sobre como a Praça se situa na história da cidade a partir de materialidades, narrativas simbólicas e experiências populares de ocupação e transformação deste espaço. Com curadoria convidada de Carlos Alberto Oliveira, “BH Em Uma Estação” será composta por fotografias, mapas, objetos e outros itens e se desdobrará em três momentos distintos, onde novos acervos serão introduzidos na exposição em fevereiro e abril de 2020. Como complemento à experiência de visitação, o SESI Museu de Artes e Ofícios, ao longo da exposição, também realizará oficinas de maquete e desenho para grupos escolares agendados e oficinas de fotografia pinhole para professores e público interessados.

A programação e mais detalhes das oficinas serão divulgados nas redes sociais do Museu. A exposição, com entrada gratuita, terá sua abertura no dia 12 de dezembro, às 14 horas e ficará a disposição do público visitante a partir do dia 13 de dezembro dentro do horário de visitação do Museu. Esta exposição é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio do Mater Dei.

 
 
 

6ª edição da Cantata de Natal

14/12/2019 – 19:00

Palácio da Justiça – Sede Histórica – Avenida Afonso Pena, 1.420 – Centro

Classificação: livre

 A Cantata de Natal vestirá a sede histórica do Palácio da Justiça de música e luz no próximo dia 14 de dezembro, às 19h, quando crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), irão ocupar as escadarias e as janelas do edifício neoclássico, localizado no coração da capital mineira, entoando canções. “Nunca pare de sonhar: fé na vida, fé no homem, fé no que virá” é o tema da cantata deste ano. Durante o espetáculo, que já faz parte do calendário turístico de Belo Horizonte, haverá também a inauguração das luzes natalinas do Palácio da Justiça. Nesta edição, a Cantata será marcada pela inspiração na Folia de Reis, tradição folclórica que se tornou patrimônio imaterial de Minas Gerais. No repertório, músicas que pretendem levar à reflexão a importância da fé como parte da vida e como elemento unificador de diferentes religiões, crenças e culturas. O espetáculo pretende criar uma atmosfera de encantamento e emocionar o público, às vésperas do Natal, não apenas pelo primor da apresentação, mas também por colocar como protagonistas, no palco, os participantes do Coral e da Orquestra. Boa parte deles, crianças e adolescentes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. A Cantata de Natal reunirá 260 alunos do Coral e 40 da Orquestra Jovem. São meninos e meninas que frequentam aulas de musicalização, canto coral, instrumentos musicais, teoria musical e inglês, oferecidas pela Coordenadoria da Infância e da Juventude – Coinj do TJMG, e que, com a Cantata, podem mostrar a toda a sociedade o resultado do esforço que empreenderam, ao longo do ano, e, principalmente, o tamanho do talento que possuem. Com a iniciativa, pretende-se, entre outros objetivos, mostrar a importância da convivência familiar e comunitária para todas as crianças e adolescentes, em especial para aquelas que sofreram violência/negligência e se encontram fragilizadas socialmente.

 

Milton Nascimento | Turnê Clube da Esquina em Belo Horizonte

 15/12/2019 – 16:00

 Estádio Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José

 Classificação: livre

 Para celebrar o show que passou por dez países em 2019, e teve lotação em todas as cidades do roteiro – desde Berlim, Madrid, Londres, passando por Rio, São Paulo, BH, sul, norte e nordeste do Brasil – que Milton Nascimento decidiu encerrar a turnê Clube da Esquina com uma série de concertos para ficar na história. Em Belo Horizonte, o show está confirmado para o dia 15 de dezembro, e nenhum outro lugar poderia ser tão especial quanto este que foi escolhido para a despedida: o estádio do Mineirão!

 

Secreto de Natal com SKANK

 21/12/2019 – 20:00

 Bella Vista – Rua Henriqueto Cardinale, 121 – Bairro Olhos d’Água

 Classificação: livre

 O que é inesquecível pede bis! Para celebrar o período mais charmoso do ano, os mineiros do SKANK são a grande atração do Secreto de Natal. A comemoração ganha um brinde especial, afinal, trata-se do ÚLTIMO SHOW da turnê “Os três primeiros”. 
A banda desembarca no Bella Vista (Localizado no Bairro Olhos d’água), dia 21 de dezembro, para celebrar os primeiros álbuns (lotados de sucessos) dos artistas, mas sem se esquecer do presente! Vem brindar o Natal com a gente?

Orquestra OPUS convida Paulinho Pedra Azul

13/12/2019 – 20:30 

Centro Cultural Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2244 – Bairro Lourdes

Classificação: livre

No dia 13 de Dezembro a Orquestra OPUS recebe como convidado o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul para um lindo espetáculo no Centro Cultural do Minas Tênis Clube. Neste encontro, músicas que marcaram a carreira do artista como Jardim da Fantasia, cantar, Ave Cantadeira entre outras, e também algumas homenagens em que Paulinho canta canções de outros compositores, com arranjos inéditos do maestro Leonardo Cunha.

 

 

   
AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 – Barro Preto
Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso