AMMP


AMMP CULTURAL | 04.10 a 18.10

 

III Fórum Acervos Arqueológicos – Museus, Instituições de Guarda e Pesquisa

02.10.2019 (Todo dia) até 04.10.2019 (Todo dia)

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha

Classificação: livre

Nos últimos dois anos, o Grupo de Trabalho Acervos da Sociedade de Arqueologia Brasileira (GT Acervos da SAB), juntamente com a Rede de Museus e Acervos Arqueológicos (REMAAE) tem conseguido organizar importantes espaços de discussão por meio das realizações dos Fóruns de Acervos. O primeiro realizado em Ouro Preto, em 2017, e o segundo no Rio de Janeiro, em 2018. Os dois primeiros fóruns resultaram em grande amadurecimento e na elaboração de documentos que têm nos auxiliado a fortalecer a militância em prol da gestão dos acervos arqueológicos.
 
O III Fórum Acervos Arqueológicos acontecerá entre os 02 e 04 de outubro de 2019 na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e terá como tema Museus, Instituições de Guarda e Pesquisa. Com a temática queremos alcançar as ações traçadas no Fórum passado, convidando as instituições de guarda e pesquisa de todo país a participar do Fórum e nossos coletivos de discussão.

 

Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”

13 de agosto a 3 de novembro de 2019

Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10

Classificação: livre

 

A originalidade e a elegância visionária do design italiano no século XX diferenciaram sua estética do resto do mundo. De 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, a ousadia das formas deste design, sua história, grandes marcos, reverberações no presente e inspirações para o futuro serão apresentadas na exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”. A mostra é inédita e reúne rico e impressionante acervo composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia.

A exposição apresentará cinco importantes ícones do design de automóveis: Casas Bertone; Zagato, que este ano celebra seu centenário; Touring Superleggera; Pininfarina; e Giugiaro – que pautaram uma nova estética de formas entre as décadas de 1910 e 1960.
Serão mostradas verdadeiras obras de arte sobre rodas que emocionam com suas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços velozes e precisos das grandes casas e designers italianos que trazem toda a sua beleza e encanto para esta mostra.

Uma das esculturas considerada a obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, estará na mostra, contextualizando o movimento futurista. Também marcam presença nomes como Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lúcio Fontana; além de imagens de ambientação do designer Gio Ponti, e peças de ousados projetos, como o puff Pratone, em formato de grama; a poltrona UP5, de Gaetano Pesce; e o sofá Bocca, do Studio 65.

A exposição, que tem curadoria de Peter Fassbender, Head Design Center LATAM FCA, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso, ainda oferecerá ao público ambientes multimídias e imersivos dedicados ao cinema italiano – uma referência à atmosfera artística e de costumes do século XX –, e à beleza do ronco dos motores – o que traz à tona as relações de afeto que estabelecemos com os objetos que povoam nossas memórias e identidades. 

Carpenters – O Musical Tributo

04.10.2019 – 21:00

Cine Theatro Brasil Vallourec

Rua dos Carijós, 258 – Centro

Classificação: livre

Vania Evans lidera o grupo musical que presta uma homenagem aos “Carpenters” e sua música com uma performance impecável, reproduzindo a voz única do mito Karen Carpenter, é um presente aos amantes do melhor da música que marcou a sua época, e que vem conquistando milhares de fãs por todo o país, sendo assistido por mais de 25.000 pessoas. Junto com Leandro Roverso, pianista formado, tendo se aperfeiçoado na academia superior de música Franz Liszt em Budapeste – Hungria, interpreta no musical Richard Carpenter ao piano, onde, em sintonia com Vania Evans executam os maiores hits da dupla tão distinta. Acompanhados por uma banda composta por 5 músicos, relembram sucessos como: Close To You, Please Mr Postman, I Need To Be In Love, Superstar, Only Yesterday e tantas outras. O resultado é um espetáculo lindo e memorável que irá mantê-lo(a) encantado(a) como se você fosse revisitar todo o passado destes dois ícones da música pop, e de uma era que prezamos por toda uma vida.

 

Bibi, uma vida em musical

11.10.2019 (Todo dia) até 12.10.2019 (Todo dia)

Sesc Palladium

Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: livre

Um tributo inédito à maior estrela do teatro nacional que esteve em cena por 76 anos A trajetória pessoal e profissional dessa estrela brasileira só poderia ser contada e celebrada levando para o palco o próprio palco, das companhias de comédia, do teatro de revista, dos grandes musicais e do teatro engajado em que ela atuou. E assim é BIBI, Uma Vida em Musical, um espetáculo inédito, escrito por Artur Xexéo e Luanna Guimarães, sob direção geral de Tadeu Aguiar, que estreou no Rio de Janeiro em 2018 e chega aos palcos do Grande Teatro do Sesc Palladium para curta temporada. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural Bradesco Seguros, com patrocínio do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura, o musical é uma realização da Negri e Tinoco Produções Artísticas.

 

Porque não vivemos?

18.10 a 18.11 – 19h30 às 22h      

Centro Cultural Banco do Brasil

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

Classificação: livre

A peça trata de temas recorrentes em toda obra de Anton Tchekhov, tais como o conflito entre gerações, as transformações sociais através das mudanças internas do indivíduo, as questões do homem comum e do pequeno que existe em cada um de nós, o legado para as gerações futuras, tudo isso na fronteira entre o drama e a comédia e com múltiplas linhas narrativas. Reler Tchekhov hoje, e mais, lançar uma obra sua inédita no Brasil, com um olhar inquieto e comprometido, significa descobrir novas dimensões tanto em sua obra como em nós mesmos.

 

Música de Brinquedo 2 | Pato Fu e Giramundo

05.10.2019 – 18:00 até 05.10.2019 – 19:30

Grande Teatro – Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: livre

Com 7 anos de estrada, Grammy Latino e Disco de Ouro na bagagem, Música de Brinquedo ganhou crianças e adultos por onde passou. O Pato Fu apresenta agora um novo e ainda mais inusitado repertório, acompanhado do Giramundo, que soma à trupe: monstros, ratos, galinhas e grande elenco de bonecos.

 

Maria Rita – Piano e Voz

02.11.2019 – 21:00

Grande Teatro – Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: livre

Acompanhada pelo pianista Rannieri Oliveira, a cantora leva ao palco arranjos mais intimistas, contemplando os mais variados gêneros que vão do baião ao jazz. O repertório inclui sucessos de seus primeiros álbuns,como “Cara Valente, “Pagu” e “Num Corpo Só”, e releituras de clássicos que marcaram a sua carreira, como “Grito de Alerta”, de Gonzaguinha, ” Asa Branca” , de Luiz Gonzaga, e ‘Romaria”, famosa na voz de Elis Regina.

 

Oswaldo Montenegro & Renato Teixeira | A Emoção de um Encontro

08.12.2019 – 19:00

Grande Teatro – Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: livre

Amigos há muito tempo, sempre sonharam com esse encontro. Esse dia chegou e o público vai poder assistir aos dois poetas cantando versos um do outro, se irmanando em clássicos como “Bandolins”, “Tocando em Frente”, “A Lista”, “Romaria” e tantos outros.

10.10.19 – 20h30

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – BH 

Classificação: livre

Olli Mustonen, regente convidado e piano

PROGRAMA

BEETHOVEN
MOZART
MUSTONEN
SIBELIUS

 

A música francesa é uma pintura

17.10.19 – 20h30

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – BH 

Classificação: livre

Fabio Mechetti, regente
Joyce Yang, piano

PROGRAMA

 

DUTILLEUX
PROKOFIEV
RAVEL
RAVEL

 

 

 
   
AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 – Barro Preto
Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso