Dicas Culturais

 
AMMP CULTURAL 04/05/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

Exposição Diversidade

4 de maio até 30 de maio, 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Centro Cultural Jardim Guanabara (CCJG), Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara

Classificação: Livre

Grup’ART surge com o desafio de conquistar um espaço no mundo das artes. Guiados por um olhar que proporciona encontros, aceitam o desafio de potencializar suas ações, em busca de uma direção assertiva e de resistência, na construção de um lugar, potencializando o pensamento e o fazer da arte. Nossos corpos transformados em um território de ressonâncias constroem canais comunicantes de sensibilidade, com uma postura ética, inventiva, criadora, deslocando ou criando novas relações com o mundo. Cada obra parte de experiências particulares, as frequentações, as solidariedades, as lutas que organizam o espaço/vida, aonde essas narrações vão abrindo caminho para nossas poéticas.

 

Exposição "A Cidade Gravada" Mariana Laterza

4 de maio até 24 de maio, 19h30

Centro Cultural UFMG, Avenida Santos Dumont, 174 - Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3409-8290

A exposição A Cidade Gravada é fruto de uma investigação em gravura que tem se desdobrado e multiplicado, desde a graduação em metal pela UFMG, à iniciação científica financiada pelo CNPq, ao projeto de mestrado pesquisado no PpgArtes da UEMG. Sua proposta é a metáfora entre espaço urbano e o conceito de gravura, investigando suas proximidades, similitudes, interseções e diálogos poéticos. Experiências e vivências com o território urbano são colhidas por um movimento de Deriva, que permite ao corpo se tornar navio e à cidade se tornar oceano. Assim são transpostas plasticamente as experiências para apresentar aos transeuntes um olhar que busca novos significados para a paisagem. Detalhes fugazes que carregam memória afetiva, nostalgia dos tempos idos.

 

Exposição Coletiva “Abissais” - Maíria Tula, Natália Rezende e Rachel Leão

4 de maio e 24 de maio, Terças a sextas das 10h às 21h Sábados e domingos das 10h às 18h

Centro Cultural UFMG, Avenida Santos Dumont, 174 - Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3409-8290

Abissais é uma exposição coletiva que reúne trabalhos de três mulheres: Maíria Tula, Natália Rezende e Rachel Leão. A costura, o bordado e o tecido se fazem presentes, seja como técnica ou como referência na elaboração formal, remetendo a uma construção morosa, íntima, silenciosa. Costurar tem seu devido tempo. Através das linhas, os aspectos subjetivos, existenciais e poéticos são investigados acompanhando as mudanças, da mesma forma que é possível acompanhar o desenrolar e o incidir dos riscos sobre as superfícies.

Ivan

18 de maio até 27 de maio, Dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de maio às 20h30

Teatro João Ceschiatti - Palácio das Artes Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: 14 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

A peça é uma adaptação de um dos maiores clássicos da literatura mundial, Os Irmãos Karamazov, de Dostoiéviski. Estrelada pelos atores Marco Amaral e Gustavo Marquezini, a peça que tem direção de Cláudio Dias. A peça nasceu a partir do reencontro do ator Marco Amaral e Cláudio Dias, que trabalharam juntos pela primeira vez em 1996 no espetáculo Grande Inquisidor, uma adaptação de um dos capítulos de Os Irmãos Karamazov. Agora, 21 anos depois, se juntam novamente para um mergulho na obra de Fiodor Dostoiéviski, tendo o capítulo A Alucinação de Ivan como base para a criação do espetáculo.

 

Espetáculo: "O Incrível Mundo das Bolhas Gigantes"

5 de maio até 27 de maio, 05 e 27 de maio (Exceto dia 12/05). Sábado e Domingo, às 16h

Teatro Marília Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3277-4697

A peça é um convite para se transportar a uma dimensão que deseja resgatar a doce infância dos adolescentes e adultos e proporcionar ludicidade às crianças com o ato de brincar, mesclando poesia, magia, mímica e claro: bolhas de sabão. Antiga e ao mesmo tempo atual, mais que uma mistura, as bolhas de sabão são antes de tudo, uma fábrica de alegria, felicidade, sorrisos. E tem sido descrita através dos tempos pelos pintores: Bartolomé Murillo no barroco espanhol, Jean- Bapstiste- Siméon Cahrdin no barroco francês, Édouard Manet no impressionismo, Luigi Amato na Itália e Sir John Everett Millais na Era Vitoriana. Assim como na matemática, física e ciência!

 

Espetáculo: "Nos porões da loucura"

5 de maio até 27 de maio, 6ª e sábado, às 20h30; domingo, às 19h

Teatro Marília Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3277-4697

Baseado no livro de Hiram Firmino. Trajetória do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, onde 60 mil pessoas morreram desde a sua fundação, em 1903. Pacientes, funcionários, famílias e sociedade são retratados. O pátio do Colônia, destino de tantos excluídos, testemunhou distintas histórias de lutas, sofrimentos, solidariedade e esperança, transforma-se em cenário para a trama. A dignidade humana ganha status de luxo e o básico, negado ao ser humano. Por uma sociedade sem manicômios.

Milton Nascimento Semente da Terra

19 de maio e 20 de maio, Sábado às 21h, e domingo às 19h

Grande Teatro Palácio das Artes Avenida, Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

O show "Semente da Terra" apresenta Bituca e sua banda executando grandes clássicos de uma carreira que completou 56 anos. "Ava Nhey Pyru Yvy Renhoi" ou "Semente da Terra", este é o nome que Milton Nascimento recebeu de 37 lideranças espirituais da Nação Guarani Kaiowá numa cerimônia realizada em 2010. O show conta com a direção artística de Danilo “Japa” Nuha e direção musical de Wilson Lopes, que também toca guitarra e violão. Além de Wilson, também integram a banda de apoio: Beto Lopes (violão de sete cordas), Lincoln Cheib (bateria), Alexandre Ito (contrabaixo), Bárbara Barcellos (vocais), Kiko Continentino (piano) e Widor Santiago (metais).

 

Fagner

25 de maio, 21h

Grande Teatro Palácio das Artes Avenida, Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Para os shows de 2018, Fagner incluiu músicas inéditas no roteiro de grandes sucessos, viajando pelas quatro décadas de uma consagrada carreira musical. Ele sabe o que canta e expressa suas opiniões com personalidade e contundência, sem medo de exercitar sua liberdade de expressão. Um presente para seu grande e fiel público. 

 

Ozzy Osbourne

18 de maio, 21h

Esplanada Mineirão Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José

Classificação: De 10 a 15 anos permitida a entrada acompanhado de responsável. A partir dos 16 anos é permitida a entrada desacompanhada

Mais informaçõe: ticketsforfun

Ozzy Osbourne anuncia "turnê de despedida" para 2018. O pai do heavy metal promete encerrar a carreira cantando "Mr. Crowley", "Crazy Train" e muito mais em grande estilo com vários shows pelo mundo até 2020.

 

Mário Lúcio - cantos e contos

4 de maio, 20h

Teatro de Bolso Júlio Mackenzie - Sesc Palladium Rua Rio de Janeiro,1046 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3214-5350

Neste concerto singular e original Mário Lúcio canta e conta como os sons da África viajaram pelo Mundo e entraram nas músicas de todos os continentes. Usa o corpo como instrumento, fazendo o Batuque, tal como os escravos o criaram; faz com a voz o som da flauta à sombra do baobá no Senegal; entoa com o seu doce timbre o som do mar, o toque da ilha, trazendo a Morna que ele gravou com Cesaria Evora à nossa lembrança. Evoca o sofrimento da viagem, com os cânticos polifónicos africanos; homenageia a poesia dos encontros, as raízes, e os tambores herdados pelo samba. Uma história da África e de nós, passando por Cabo Verde, chegando ao Brasil.

 

Jorge Vercillo A Experiência

15 de maio, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - São Pedro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3209-8989

O repertório do espetáculo trás sucessos de todas as fases da carreira de Vercillo, como ‘Ela Une Todas as Coisas’, ‘Final Feliz’, ‘Monalisa' e muito mais, inclusive ‘Talismã sem Par’ e ‘Pode Ser’ do álbum mais recente "Vida é Arte". Mas também será laboratório para testar duas inéditas, a política ‘Minhas Escolhas’ feita com o gaúcho Antônio Villeroy, em homenagem ao filósofo e compositor Jorge Mautner, onde o próprio nome se explica: "Eu queria criar uma oração com as minhas palavras e que funcionasse como a física quântica trata da auto-sugestão: uma neuro-programação através da música", adianta Jorge Vercillo.

 

Projeto Feminino

18 até 20 de maio, CCBB BH (18/5 a 20/5)

18/5 Filipe Catto convida Maria Gadú – 20h30

19/5 Fernanda Abreu convida Iza – 20h30

20/5 Badi Assad convida Tiê – 20h30

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3431-9400

O CCBB vai receber o projeto Feminino, que terá shows com consagrados artistas brasileiros. Maria Gadú, Fernanda Abreu, Iza, Badi Assad, Tiê e Filipe Catto são os nomes que passarão pelo palco de BH.

 

Música de Brinquedo 2 – Pato Fu | Diversão em Cena ArcelorMittal

6 de maio, 16h

Teatro Bradesco Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

O Música de Brinquedo está de volta. Nesse novo show, baseado no recente álbum “Música de Brinquedo 2”, o Pato Fu traz mais versões de clássicos da música pop nacional e internacional, interpretados com a ajuda de novos brinquedos, instrumentos em miniatura, monstros cantantes e muito mais! Saxofones de plástico, kazoos, pianinho de brinquedo e tecladinhos de R$1,99 estão à solta.

A elegante família das cordas

6 de maio, 11h

Sala Minas Gerais Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3219-9000

SANTORO | Ponteio

BARBER | Adágio para cordas

NEPOMUCENO | Suíte Antiga, op. 11

TCHAIKOVSKY | Serenata em Dó maior, op. 48

Regente: Marcos Arakaki

 

Domingos Clássicos Orquestra Ouro Preto CPLP

13 de maio, 11h

Sesc Palladium Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3270-8100

A musicalidade portuguesa e brasileira no encontro entre dois países irmãos. Em 2013, a Orquestra Ouro Preto, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, realizou turnê por Portugal e Espanha (região da Galícia). O projeto tinha como objetivo promover o diálogo entre os ricos acervos musicais dos países de língua portuguesa e difundir a música contemporânea de concerto latina, com ênfase na música brasileira. Agora, a Orquestra Ouro Preto apresenta ao público brasileiro o repertório brasileiro, português e galego, promovendo uma ponte musical entre culturas diversas.

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 - Barro Preto
Belo Horizonte - Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br